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Tecnologias e inovações indispensáveis para hotéis!

Tecnologias e inovações indispensáveis para hotéis

Os desenvolvimentos tecnológicos nos hotéis atraem os clientes de várias maneiras, oferecendo inovações práticas e eficientes, incluindo não somente a qualidade das instalações e do serviço, mas também através de diversos itens tecnológicos que fazem a hoteleira ganhar cada vez mais espaço no setor.

Essas tendências precisam ser acompanhadas para simplificar as operações do hotel, visto que é frequentemente usada para oferecer uma melhor experiência ao hospede e, é especialmente importante, pois as expectativas estão mudando recorrentemente.

Ficou curioso para saber quais são as tecnologias e inovações indispensáveis para hotéis? Então continue a leitura do artigo que preparamos para que você

Afinal, quais são as tecnologias e inovações indispensáveis para hotéis?

Atualmente, o setor hoteleiro se tornou um grande mercado de concorrência por ter uma alta demanda e elementos que tornam as rotinas administrativas mais otimizadas, mas vale lembrar que a tecnologia não substitui as pessoas, ela apenas proporciona para a equipe mais tempo para cativar os clientes, além de contribuir para a fidelização do mesmo.

Abaixo estão alguns recursos que auxiliam diretamente na produtividade da sua equipe fazendo com que reflita na satisfação do hóspede. Veja só:

1- Softwares de gestão

Amparado por sistemas que facilitam a administração, o setor que mais se beneficia com a aplicação de tecnologias são os hotéis, trazendo controle administrativo, redução de custos e automatização de processos (desde os processos para vendas e reservas, até a gestão das tarefas), fazendo com que o atendimento ao cliente se torne algo fundamental para uma satisfação positiva, garantindo confiança em todos os momentos da hospedagem.

Adaptar o hotel com um software não só aproxima seu empreendimento do sucesso, como também possibilita a assertividade, velocidade, produtividade, dinamismo e organização de sua equipe para fins onde a inteligência artificial não alcança. Além disso, você consegue obter o controle dos lançamentos no financeiro (verificar o tarifário, contas a pagar e contas a receber), onde também poderão ser visualizadas por meio de relatórios.

2- Channel Manager

Já possuindo um software que desempenha um papel primordial na gestão de pousadas ou hotéis, você poderá conectar o channel manager para que tenha uma total eficiência.

O channel manager, também conhecido como gestor de canais, é um aliado fortíssimo para a gestão e uma ferramenta que faz a integração das reservas, tanto nos canais de vendas, sendo como exemplo os OTA’s (Booking, Expidia, Decolar, dentre várias outras), como no motor de reservas do seu site, auxiliando na captação de novos clientes, já que, pela internet, é possível vender para qualquer lugar, data e hora.

Quando o hotel gerencia manualmente a distribuição dos quartos em mais de um canal de reserva, organizar e atualizar esses canais pode se tornar algo desafiador, pois demanda um grande desperdício de tempo, atualizando minuciosamente a disponibilidade no calendário e acompanhando as reservas várias vezes ao dia, mesmo assim com grande possibilidade de ocorrer overbooking. E é nesse contexto que o channel manager se torna fundamental para o seu meio de reserva e hospedagem.

A integração entre o software de gestão e o channel manager vai permitir compartilhar e atualizar os quartos com suas informações no maior número de canais de vendas online possível, isso tudo automaticamente e em tempo real, para que você não se arrisque a reservar o mesmo quarto duas vezes em sites diferentes. Além disso, quando é efetuada uma venda direta na recepção, e você mesmo lança a reserva/hospedagem no mapa, o gestor irá captar a informação e ajustará a disponibilidade dentro de todos os portais que estavam sendo anunciados.

3- Motor de Reservas

É valioso destacar que para um hotel manter-se com uma agenda de ocupações “lotada”, não é indicado ter apenas os portais de reserva integrados ao seu sistema principal. Se você ainda não conhece o Motor de Reservas ou não sabe suas funcionalidades no site do seu hotel, precisa saber como essa ferramenta pode contribuir para que você não dependa somente de OTAS para alavancar suas reservas.

O Motor de Reservas permite que as reservas sejam feitas diretamente pelo site ou redes sociais, podendo pesquisar pela data desejada, visualizando a disponibilidade e fazendo pagamentos antecipados. Feito isso, as vendas ficarão mais rentáveis, já que não serão atribuídas comissões a nenhum portal.

 4- Chatbots

O chatbot é um software de mensagem que trabalha e gerencia um chat e é padrão em muitos sites, pois formam algo vital para uma estratégia, sendo o principal benefício a capacidade de fornecer aos clientes respostas rápidas, pois oferece atendimento com inteligência artificial de qualidade a qualquer hora do dia, resolvendo dúvidas em tempo real com os hóspedes.

Os chatbots também podem ser configurados no Instagram, Facebook Messenger, Telegran e WhatsApp.

Quando falamos sobre a interação entre hóspedes e hotéis, vemos que a tecnologia entrou em nossas vidas de tal modo que, todos os dias, a confiança nas novas tendências só aumenta, deixando todos mais exigentes e criteriosos. Diante disso, é possível afirmar que é fundamental a preocupação em oferecer um serviço ágil, moderno e eficiente, a fim de deixar os hóspedes realmente acolhidos