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Como está o serviço de governança no seu hotel?

A governança de um hotel tem, de fato, a responsabilidade de governar todos os aspectos que se relacionam com a limpeza, organização e arrumação dos quartos. 

A equipe deve estar motivada e ter uma atuação estratégica para desempenhar o serviço da melhor forma possível.

Um dos pontos mais relevantes pelos clientes na hora de fazer uma reserva é o serviço de limpeza, por isso, a atenção em relação a governança do hotel deve ser redobrada neste quesito. Em tempos de crise, o setor hoteleiro enfrenta uma concorrência cada vez maior, com isso, as exigências dos hóspedes em relação a qualidade do serviço prestado também aumentam.

A governança hoteleira tem como principal atribuição a coordenação das atividades de rouparia, lavanderia, arrumação e faxina diária dos quartos e demais áreas. Devido a isso, torna-se um dos processos primordiais na rotina de um hotel.

Confira o conteúdo que preparamos a seguir e descubra como melhorar o serviço de governança do seu hotel.

Governança do hotel requer funcionários bem treinados

Hóspedes saem a todo momento do hotel, logo quando um quarto é desocupado, é necessário limpá-lo, trocar as roupas de cama e de banho, repor frigobar, arrumar todo o ambiente, para que o próximo visitante se sinta bem e seja bem recebido.

No entanto, para que esse processo saia tudo conforme o planejado, os produtos de limpeza precisam estar em dia, o enxoval da hotelaria esteja limpo e impecável, verificar se todos os equipamentos do quarto estão funcionando corretamente. 

A rotina da faxina não pode atrapalhar a circulação dos hóspedes.

Todas essas atribuições são de responsabilidade da governanta, para o bom funcionamento do hotel é imprescindível que esse profissional seja capacitado

A qualidade nos serviços hoteleiros depende da capacitação dos profissionais que atuam nesta área, principalmente no setor de governança do hotel, que é o responsável pelos serviços de limpeza e organização. Investir em treinamento e capacitação destes colaboradores pode tornar-se um diferencial para sua pousada ou hotel.

Nenhum hóspede vai levar a sério um hotel desorganizado e sujo, concorda?

Por isso, as funções de governança requerem conhecimentos técnicos sobre os procedimentos operacionais de limpeza, higienização, arrumação dos quartos, vistoria e reposição dos materiais. Além disso, este profissional necessita ter habilidades de relacionamento com o público, ser discreto, ágil, zeloso pelos objetos pessoais, pela cultura e pela preferência dos hóspedes.

Como escolher uma governanta de qualidade 

Muitas pessoas ainda imaginam que o trabalho de uma governanta fica restrito apenas à limpeza, mas é cada vez mais importante para os hotéis uma governanta qualificada e capacitada para essa função.

O trabalho de governança é extenso, exige conhecimentos específicos, gestão de uma equipe, atendimento ao cliente, prevenção de acidentes, uso adequado de produtos químicos e aqueles que se destinam a limpeza e organização dos ambientes.

Por isso, hoje já existem cursos para a capacitação de pessoas para atuar nesse ramo.

Vale destacar aqui algumas características que fazem a diferença no perfil do profissional: cordialidade, liderança, proatividade, senso crítico, alto nível de organização e comprometimento, esse perfil de profissional vale ouro para a administração de hotéis.     

Dê feedbacks para os seus colaboradores

A governança é um time, toda a equipe de camareiros, atendentes e zeladores são gerenciados pela governanta do hotel, ela tem a missão de manter toda essa equipe motivada e dedicada a manter cada vez mais, todos os ambientes limpos e aconchegante para receber seus hóspedes.

Com o time motivado, será mais fácil elevar a qualidade no atendimento e sem dúvida, a produtividade será ainda maior, e como consequência de todo o esforço, os clientes sairão da estadia com uma ótima experiência.

A governança de um hotel é um trabalho muito manual, que requer agilidade e atenção dos profissionais que a desempenham, por isso, dar feedback para estes colaboradores é muito importante. Através desta ferramenta de gestão é possível engajá-los na empresa e motivá-los a desempenharem suas funções de maneira mais produtiva.

Procure orientar sua equipe no desempenho correto das suas atividades, a fim de buscar sempre a satisfação dos clientes.

Automatize o processo de governança do seu hotel

Por mais que a equipe esteja bem capacitada para exercer as atividades do setor de governança, sempre é valido adotar checklists de todos afazeres, para garantir que nada seja esquecido. Investir em tecnologia ajuda a agilizar os processos do setor.

Atualmente, existem muitos softwares de gestão hoteleira no mercado que auxiliam nas tarefas de governança do hotel. Através de um software é possível controlar os estoques de produtos, o status de arrumação dos quartos e os pedidos de manutenção hidráulica e elétrica. Além disso, registros de consumo do frigobar, deixam ser feitos manualmente em comandas, ficando todo registrado no sistema e integrado com o setor financeiro, para emissão da nota fiscal do hóspede.

Gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas e experiências sobre a governança no seu hotel ou pousada.