Que a internet vem ganhando cada vez mais força nas pesquisas por produtos ou serviços desejados, todos nós já sabemos. Mas você sabe como isso pode ser utilizado no seu hotel?
Neste post, vamos apresentar a você a nova ferramenta do Google: o Google Hotel Search. O seu hotel precisa se adequar e fazer um bom uso dela, e para ajudá-lo, vamos trazer aqui algumas funções que esta ferramenta dispõe e como você deve posicionar o seu hotel na mesma.
Para começar, vamos conhecer um pouco mais sobre o Google Hotel Search, venha comigo!
O que é o Google Hotel Search?
Esta ferramenta do Google nada mais é do que um buscador de hotéis. Através dela, o usuário pode ver as informações referentes ao estabelecimento procurado além de fazer uma reserva por ali mesmo.
Em relação à cobrança das reservas, diferente de como funcionam os anúncios do Google Hotel Ads, aqui é feita através de comissões, assim como acontece nas OTAs (Online Travel Agencies – em português Agências de Viagem Online).
Fora isso, além da opção de reservas, o usuário também pode verificar voos disponíveis para o destino selecionado.
Vamos falar um pouco mais sobre todas estas funções que a plataforma disponibiliza? Confira aqui:
Quais funcionalidades esta ferramenta oferece?
De início, você irá encontrar aqueles filtros comuns na maioria dos sites de busca, se deparando com a seguinte tela:
Tela inicial do Google Hotel Search – Outubro 2020
De cara você já poderá indicar:
- o destino desejado;
- as datas que você pretende ir e voltar;
- e o número de hóspedes que deseja.
Logo abaixo, encontrará algumas indicações dos lugares mais visitados, já com algumas opções de hotéis nos mesmos.
Colocando o destino desejado
Após indicar o local que deseja, será direcionado para esta próxima página:
Tela de resultados de busca no Google Hotel Search – Outubro 2020
Como é possível perceber, aqui você já terá acesso aos hotéis disponíveis, além de um mapa à direita com a localização do destino escolhido.
Aqui você pode filtrar os hotéis através de:
- hotéis ou aluguel por temporada;
- preço;
- classificação dos hóspedes;
- comodidades desejadas.
E acessando a opção “Mais filtros” também pode filtrar pela marca do hotel ou classificação do mesmo.
A opção “Voos” no menu lateral
Como mencionamos anteriormente, você também pode verificar os voos disponíveis para o destino escolhido.
Basta você acessar “Voos” no menu à esquerda e irá para a seguinte tela:
Menu “Voos” no Google Hotel Search – Outubro 2020
Aqui então você pode visualizar todos os voos e horários disponíveis para o seu destino.
“O que fazer”
Nesta opção, você se depara com a tela abaixo:
Menu “O que fazer” no Google Hotel Search – Outubro 2020
Nela você encontra as principais atrações do local escolhido, além de fotos e uma descrição de cada ponto turístico apresentado.
Escolhendo um hotel
Voltando a página principal – Tela de resultados de busca no Google Hotel Search – apresentada anteriormente, e selecionando algum dos hotéis disponíveis, você é direcionado para uma página como esta:
Menu de navegação do Google Hotel Search – Outubro 2020
Aqui você se depara com estas 6 opções de navegação, sendo elas:
- Geral;
- Preços;
- Avaliações;
- Localização;
- Sobre;
- Fotos.
E então pode encontrar todas as informações que deseja sobre aquele hotel.
Nesta página você já encontra também a opção de fazer a reserva. Além disso, pode conferir também:
- informações gerais sobre o hotel;
- as ofertas nos sites;
- as avaliações dos hóspedes;
- um mapa com a região que o hotel se encontra;
- muitas fotos.
Esse é um resumo do que você encontrará na ferramenta, mas com certeza tem muito mais para explorar! Mas aí você deve estar se perguntando: onde meu hotel entra nessa história? Continue aqui para descobrir:
Como fazer um bom uso disso e posicionar o seu hotel no Google Hotel Search?
Para começar este assunto, é interessante ressaltar o aumento do uso de mecanismos de busca pelos turistas, como relatado pelo próprio Google. Este já é um bom motivo para repensar sobre o uso de ferramentas como esta.
Como fator principal, você deve ver essa plataforma como mais uma ferramenta a ser explorada pelo seu hotel. Ela será uma aliada na hora de atrair mais hóspedes ao seu estabelecimento e potencializar suas vendas, contando que trata-se de uma tendência entre os consumidores atuais.
Em relação a sua atuação neste ambiente, existem alguns pontos importantes que você deve priorizar, são eles:
- Atendimento adequado: de nada adianta você atrair seus clientes através de um preço muito baixo (pois as ofertas são uma forma de posicionamento do Google), se ao chegar no seu hotel, eles se depararem com algo ruim que não satisfaça seus desejos. Eles retornarão más avaliações ao seu estabelecimento prejudicando o seu posicionamento.
- Atualização das informações: Você precisa conhecer e explorar mais o Google Hotel Ads e manter as informações do seu hotel sempre atualizadas.
- Sites terceiros: você deve incluir com frequência fotos de boa qualidade além de outras informações referentes as suas hospedagens em sites terceiros, como o Booking, Kayak, Trivago e outros. Isso é necessário pois o Google irá rastrear todos os dados referentes ao seu hotel em todos estes canais para encontrar o melhor a ser exibido ao usuário.
Vale ainda ressaltar que nenhuma dessas ferramentas irá substituir um atendimento humanizado aos seus hóspedes. Este item é essencial e é o que faz real diferença na hora de conquistar as suas reservas. As pessoas esperam ser bem atendidas e se sentirem bem, independente do que estejam realizando. Portanto, utilize essa ferramenta como sua aliada, mas nunca esqueça que tudo começa com um bom atendimento!
Gostou de conhecer mais sobre esta ferramenta? Conte para nós o que achou mais interessante.