Existem muitos desafios para manter um funcionamento adequado em um hotel, o que exige uma boa administração. Porém, além disso, requer esforço também dos seus colaboradores: é necessário uma equipe bem formada e com pessoas capacitadas.
Formar essa equipe ideal não é nada fácil, mas de uma importância extrema. Quando falamos do ramo hoteleiro, isso se torna ainda mais relevante, visto que refere-se à experiência do hóspede e aos serviços prestados a ele naquele hotel. Tudo isso, estando diretamente relacionado ao bom desempenho de todos os colaboradores.
Tendo em vista toda essa necessidade, preparamos aqui, maneiras para melhor gerir a sua equipe e formar profissionais bem capacitados, melhorando assim a performance do seu hotel e dos seus serviços. Confira!
A escolha inicial
O primeiro passo para formar uma equipe de excelência é escolhendo as pessoas certas. Portanto, crie um bom plano para a seleção dos integrantes do seu time, indo além de apenas conhecimentos e habilidades técnicas. Procure por pessoas que tenham comportamentos adequados e pensamentos condizentes com a proposta do seu trabalho.
Você pode buscar por profissionais que já tenham experiência e boas habilidades na área. Porém, há também a possibilidade de contratar pessoas inexperientes e então treiná-las, através de bons cursos e qualificações.
O treinamento
Como diz a autora brasileira Renata Araújo Volpe em seu artigo “A importância do treinamento para o desenvolvimento do Trabalho”, o treinamento foca no cargo atual, buscando melhorar as capacidades necessárias para o desempenho imediato, e tem como principais objetivos:
- promover desenvolvimento pessoal;
- desenvolver habilidades para realizar as tarefas;
- mudar as atitudes dos colaboradores e motivá-los.
Um treinamento bem executado exige muita dedicação e preparo, sendo realizado em 4 etapas:
- Diagnóstico;
- Programação de treinamento;
- Implementação;
- Avaliação.
Boas metas
Desafie seus colaboradores a se superarem e saírem da zona de conforto. Proponha metas disruptivas, que despertem a curiosidade e instiguem o esforço de cada um, promovendo assim, o comprometimento de todos em um único propósito.
Dessa forma, inclua todos os funcionários do seu hotel na criação de um propósito em comum, assim, todos caminham juntos por algo que foi construído pelo todo. Isso, além de melhorar o desempenho do serviço oferecido e consequentemente dos resultados, gera também uma equipe mais unida e preparada.
Um líder excepcional
É comum associarmos as atitudes de um líder aos comportamentos de sua equipe, e isso faz total sentido. Para construir uma equipe de alta performance, nada mais justo que um bom líder para dar o exemplo. Portanto, seja inspirador e sirva como motivação para seus funcionários, fazendo-os melhorar a cada dia.
Seja um exemplo diário, buscando se aprimorar e aperfeiçoar. Além disso, trabalhe duro e lute junto com seus colaboradores pelas metas e objetivos traçados.
A importância dos feedbacks
Essa atividade favorece a compreensão do que anda acontecendo no seu hotel, como está o dia a dia dos funcionários e quais objetivos foram alcançados. Com isso, é possível também rever o que precisa ser melhorado e quais medidas podem ser tomadas para isso.
Outra maneira de utilizar esses momentos é para troca de ideias e novas propostas. Levantar as questões de necessidade do momento, como:
- Como atrair mais hóspedes?
- Quais serviços novos poderiam ser oferecidos pelo hotel?
- Como melhorar os serviços?
Motivação
Depois do hóspede, preocupar-se também com os seus funcionários. Proporcionar sempre o bem-estar a todos e garantir uma perspectiva de desenvolvimento profissional. Além de valorizar as conquistas e serviços bem realizados, oferecendo incentivos e até mesmo recompensas.
Dessa forma, seus colaboradores vão absorver de forma mais fácil os processos e terão ânimo para correr atrás dos objetivos junto da equipe.
Se você chegou até aqui, já viu que a tarefa não é fácil! São muitas etapas a serem seguidas para um resultado pleno e esperado. Não é algo que será feito do dia para noite, mas sim, que vai exigir muito esforço e um bom planejamento. Portanto, comece agora! Vá atrás de novos conhecimentos e construa uma excelente equipe de trabalho.
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